WORKSHOPS INFANTOJUVENIS
No Semente Atelier acreditamos na importância do ensino artístico e no contacto com a Arte como uma das formas mais autênticas de aprendizagem e crescimento. Tendo como base uma metodologia que valoriza e defende a criatividade e imaginação como fulcrais ferramentas para a vida, a autonomia, a livre exploração das matérias, a sensibilidade do olhar para o mundo e a empatia entre seres, o Semente Atelier oferece uma variedade de workshops dedicados às diferente fases de crescimento infantojuvenil, onde as emoções das nossas crianças e jovens, são componentes cruciais desta experiência artística.
No Semente Atelier a Arte é a possibilidade da pergunta, do despertar da curiosidade, da descoberta do mundo e da consciência cívica e emocional fundamental à vida em sociedade.
Se tem interesse em algum workshop e desejar saber mais informações ou consultar a disponibilidade de datas, escreva-nos um email para: sementeatelier@gmail.com
Todos os workshops são possíveis de ser adaptados a diferentes idades.
Faça scroll down na página para ver todos os workshops disponíveis
v
v
v
BICHOS
deste e outro mundo
Tendo como base uma metodologia que valoriza e defende a criatividade e imaginação como fulcrais ferramentas para a vida, a autonomia, a livre exploração dos materiais, neste workshop vamos criar bichos reais ou imaginários. O workshop acontece em três encontros, nos quais diferentes actividades são desenvolvidas de forma complementar e processual.
ORIENTADORA: Inês Moura
Nº VAGAS: 6
PÚBLICO ALVO: Turma 1 > crianças com 3 a 5 anos | Turma 2 > crianças com 6 a 9 anos
DATAS: Turma 1 > 15, 22, 29 de Outubro | Turma 2 > 16, 23, 30 de Outubro
OBJECTIVOS GERAIS:
> Experimentar diferentes materiais de desenho e pintura
> Explorar diferentes técnicas de desenho e pintura;
> Identificar riscadores líquidos e sólidos;
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
> Compreender o desenho como uma forma de descrição do mundo;
> Compreender o desenho como uma ferramenta de descrição das emoções;
> Desenvolver a capacidade de abstracção;
> Desenvolver a capacidade de partilhar e expor ideias em grupo;
O DESENHO
como ferramenta do olhar e da emoção
"A minha casa e a noite com estrelas", Laura, (5 anos)
Antes mesmo de aprendermos a falar já somos capazes de pegar num lápis e esboçar ideias, mesmo que a consciência disso nos falhe. O desenho é por isso a forma que existe, mais perto do pensamento. É nesse sentido que partilhamos com as crianças a ideia de que o desenho pode ser uma ferramenta para olhar e compreendo o mundo que nos rodeia ancorada no nosso próprio mundo interior, em que cada garatujo é uma construção da sua própria identidade.
ORIENTADORA: Inês Moura
Nº VAGAS: 10
OBJECTIVOS GERAIS:
> Experimentar diferentes materiais de desenho
> Identificar riscadores líquidos e sólidos;
> Explorar diferentes técnicas de desenho;
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
> Compreender o desenho como uma ferramenta descritiva das emoções;
> Compreender o desenho como uma forma de captação do mundo;
> Desenvolver diferentes formas de olhar para um mesmo assunto;
> Desenvolver a capacidade de abstracção;
> Desenvolver o pensamento criativo;
GUARDAR A LUZ
uma colecção de luz e sombra
Como posso guardar aquilo que as minhas mãos não podem agarrar?
Apesar de reconhecermos na infância uma maior facilidade para encontrar respostas às perguntas mais abstractas, é necessário praticar a curiosidade e o questionamento sobre o mundo de forma activa e observadora, para que nos seja possível guardar com cuidado as recordações desse tempo de meiguice e encanto. Serão propostos uma série de exercícios de observação da luz e captação da sua expressão através da linguagem artística do desenho, essa escrita do tempo, do espaço e do sentimento. Estes registos serão agrupados num pequeno livro onde as e os participantes podem guardar a sua colecção de desenhos de luz e sombra.
ORIENTADORA: Inês Moura
Nº VAGAS: 10
OBJECTIVOS GERAIS:
> Compreender o desenho como uma forma de captação do mundo;
> Despertar a atenção para a observação da luz, como um elemento que desenha o mundo;
> Iniciar uma colecção de luzes e sombras, através da prática do desenho;
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
> Alimentar o encanto pelas coisas simples
> Desenvolver diferentes formas de olhar para um mesmo assunto;
> Desenvolver a capacidade de abstracção;
> Desenvolver o pensamento criativo;
> Explorar diferentes técnicas de desenho;
> Experimentar diferentes materiais de desenho (riscadores líquidos e sólidos)
Competências desenvolvidas neste workshop
> Observação
> Imaginação
> Olhar sobre diversas perspectivas
> Expressão corporal
> Criação livre
> Respeito com a natureza
> Motricidade grossa e fina
QUANDO AS LETRAS
TAMBÉM SÃO DESENHOS
"O Gato", Rafaela, (5 anos)
De que são feitas as histórias?
Algumas histórias são feitas de palavras. Já as palavras são feitas de letras. As letras ... as letras são desenhos, com curvas, rectas, braços e pernas especialmente, quando observadas com atenção.
Neste workshop propomos uma abordagem diferente à leitura de uma história. Vamos concentrar-nos nas formas das letras e construir novas imagens, talvez até novos mundos, para assim escrever as nossas próprias histórias.
ORIENTADORA: Inês MouraNº VAGAS: 10
OBJECTIVOS GERAIS:
> compreender a importância de um livro como um lugar onde se guardam muitas histórias;
> Compreender que a leitura é um exercício visual;
> Compreender que as letras, para além de símbolos, são formas e desenhos;
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
> Desenvolver diferentes formas de olhar para um mesmo assunto;
> Desenvolver a capacidade de abstracção;
> Desenvolver o pensamento criativo;
> Desenvolver a capacidade de análise formal e gráfica;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
> Observação
> Imaginação
> Adaptabilidade a novas situações
> Olhar sobre diversas perspectivas
> Articulação de pensamentos e ideias
> Criação livre
> Motricidade grossa e fina
CORES DA TERRA
Quais são as cores da terra e que segredos elas nos contam?
É fundamental nutrir o nosso amor pela terra e pela Natureza. Reflectir de que forma estamos a cuidar do nosso planeta e que impacto as nossas acções têm sobre ele. Neste workshop propomos uma vivência exploratória da terra como matéria-prima para a criação de tintas naturais. Partindo da observação das diferentes cores que o solo pode ter, são inúmeras as possibilidades de reflexão que se podem desencadear. Esta é uma proposta interdisciplinar que une a arte à geografia.
ORIENTADORA: Inês Moura e Samir Bichara
Nº VAGAS: 10
OBJECTIVOS GERAIS:
> Criar uma paleta de cores da terra;
> Aprender a fazer tintas com pigmentos naturais;
> Desenvolver o sentimento telúrico;
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
> Compreender os diferentes tipos de solos;
> Compreender o que significa matéria prima;
> Pensar que outras matérias-primas existem e que uso fazemos delas;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
> Observação
> Articulação de pensamentos e ideias
> Adaptabilidade
> Motricidade grossa e fina